E.E.B Galeazzo Paganelli

E.E.B Galeazzo Paganelli

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Alongamento nas aulas de Educação Física .

Atividade desenvolvida pela professora Cleunice , levando-se em conta a importância do alongamento antes das atividades físicas.

Efeitos do alongamento:


- Redução de tensões musculares;
- Relaxamento;
- Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
- Aumento do arco de maleabilidade;
- Prevenção de lesões;
- Facilita atividades de desgaste, como por exemplo corrida, tênis, natação, ciclismo etc;
- Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
- Ativa a circulação;
- Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
- Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais

terça-feira, 27 de abril de 2010

Alunos no contra-turno !




O computador deve ser encarado como uma ferramenta a serviço do ensino tal como o dicionário, ou uma caneta...deverá ser um instrumento de que o aluno se apropriará para se comunicar, aprender, descobrir e criar. O objetivo do professor ao levar seus alunos para a sala de informática deverá ser a de fazê-los descobrir o potencial da informática, nomeadamente da Internet, tendo sempre em vista os objetivos e conteúdos dos programas escolares, no domínio do saber-fazer (as competências) e do saber-ser (as atitudes).
O que desejamos, neste momento, é desafiar um número cada vez maior de alunos a explorar as potencialidades da ligação à Internet. No caso de se pretender desenvolver outro tipo de objetivos, mais generalistas e não menos importantes, podemos partir dos interesses e necessidades dos alunos, tendo como pano de fundo o Projeto de Escola, por exemplo. Neste âmbito, as atividades "informáticas", em particular o uso da Internet, constituem uma mais valia para os alunos em questão, pois permitem:
- desenvolver a sua autonomia
- colaborar, cooperar
- descobrir outras culturas
- sentir-se capaz de desempenhar papéis de valorização pessoal
- realizar os projetos pessoais
- progredir de acordo com o seu ritmo de trabalho e nível de desenvolvimento
- atribuir sentido às atividades a desenvolver, estabelecendo a ligação entre a escola e a vida
- transmitir mensagens, emoções e sentimentos
- abrir-se ao mundo
- desenvolver a criatividade.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Recreio e diversão !



Ao pesquisar o sentido da palavra “recreio”, podemos constatar que ela deriva de recrear, significando divertimento, prazer. “Recrear” vem do latim (recreare) e parece indicar a possibilidade de proporcionar recreio, de divertir, causar alegria, prazer ou brincar.
Baseado nisso os professores empenham-se em realizar varias atividades durante o recreio monitorado , divertindo nossos alunos .
Tais atividades são :
Boca do Palhaço, Pular Corda , Basquetinho , Música , Danças, Pintura no rosto , Cantinho da pintura , Petecas e  diversas outras atvidades.
O que nos motiva a cada recreio criar novas atividades é o interesse e envolvimento de todos os alunos .

terça-feira, 20 de abril de 2010

Reunião Pedagógica.


No dia 17 de abril, foi realizada a 2ª reunião pedagógica na escola Galeazzo Paganelli, onde professores e demais membros da equipe administrativa discutiram assuntos referentes ao cotidiano escolar, e em seguida cada professor apresentou uma atividade Lúdica desenvolvida com os alunos em sala de aula.


Eloi.
Atividade lúdica 5ª série : Brincando com a água .
Através da brincadeira é possível desenvolver o ensino aprendizagem de forma prazerosa.





Eliane.
Aprendendo arte através da Mímica e Teatro .







José Alcemar .
Aprendendo Química através de jogos , campo minado , tabela periódica.






Grasieli.
Música dos números reais .







Rose Mari
Aprendendo conceitos através de dinâmicas.





Sirlei
Como a professora vem desenvolvendo o projeto: "Crescendo e me alimentando bem, chegarei aos 100", ela  trabalhou o dia do Índio através da dinâmica: A sopa dos dez indiozinhos, onde os alunos, além de preparar a sopa, confeccionaram chocalhos e cocar, dançaram e fizeram diversas atividades em homenagens aos índios.


Cleunice

Brincadeira : Você me ama ?

terça-feira, 13 de abril de 2010

Alimentação Saudável

Percebendo que os alunos têm hábitos alimentares não muito saudáveis e  preocupando-se  em melhorar a alimentação através de um trabalho diretamente focado nesse problema, a professora do pré-escolar,Sirlei Gresele, vem desenvolvendo  o projeto: "Crescendo e me alimentando bem, chegarei aos 100".
Atividades desenvolvidas: Contos, Dramatização da história "A sopa de pedra"; vídeos sobre a boa alimentação; jogos pedagógicos; paródia sobre o que pode o que não pode na alimentação saudável; lista de alimentos saudáveis; desenhos de alimentos; brincadeiras; pinturas, painéis, preparo  e degustação dos alimentos (sopa, salada frutas, bolos e sanduíches).






">

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Páscoa

                                          PÁSCOA.
       
       No dia 01/04, houve uma parada reflexiva, na última aula de todos os períodos, onde todos os alunos reunidos no auditório da escola, ouviram e apresentaram mensagens (músicas,poesias,jograis...) sobre o verdadeiro sentido da Páscoa e em seguida todos receberam um ovo de Páscoa , da direção da escola e professores presentes.                                    

https://docs.google.com/present/edit?id=0AeeVkppZdgRqZGQ2N3JndmhfMzc2ejZjOGhnNw&hl=pt_BR     
 FOTOS CLIQUE LINK ACIMA