E.E.B Galeazzo Paganelli

E.E.B Galeazzo Paganelli

quarta-feira, 6 de abril de 2011

SAÚDE


Como armazenar os alimentos e evitar contaminação
Conservar os alimentos sem risco de contaminação é um desafio diário para milhares de donas de casa que precisam estar atentas aos cuidados essenciais para guardar a comida que sobrou de uma refeição ou os alimentos que acabou de comprar no supermercado. Os microorganismos nocivos e causadores de doenças estão por toda a parte e são ainda mais perigosos pelo fato de serem invisíveis ao olho humano, mas são responsáveis por causar desde simples mal estar ou diarréias a quadros mais graves e preocupantes.
Além de ser importante para evitar a contaminação por fungos ou bactérias, armazenar os alimentos corretamente é uma forma de conservar os nutrientes por mais tempo. Os nutricionistas ensinam que os alimentos devem ser guardados separados uns dos outros para que não haja nenhum tipo de contaminação cruzada, além disso, a temperatura deve ser adequada para que evitar proliferação de microorganismos e toxinas. Mas não é só o alimento que deve estar livre de contaminação, o tipo de recipiente usado para guardá-lo também deve estar totalmente limpo e vedado.
Para as carnes compradas no supermercado a dica é separar em partes e conservá-las em porções individuais, assim, além de evitar o desperdício fica mais prático para descongelar e preparar porções menores. Depois de cozidas, o tempo máximo de permanência no congelador deve ser de 3 dias, no caso dos peixes devemos estar mais atentos ainda a temperatura, que não pode ser mais que 3º C.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as frutas e legumes íntegros podem ser armazenados em temperatura ambiente, sem a necessidade de embrulhá-los em papéis ou sacos plásticos. Caso já estejam cortados, o ideal é guardá-los em recipientes de vidros a uma temperatura média de 10ºC. No caso dos vegetais folhosos, estes não devem passar no máximo três dias em refrigeração. Outra dica importante é usar sempre papel manteiga para embalar os alimentos, uma vez que os metais e as substâncias presentes no plástico e no alumínio podem passar para o alimento quando entram em contato com o mesmo.

 Alimentos ricos em proteínas

alimentos mais ricos em proteinas
Essenciais para o nosso organismo, as proteínas estão presentes em diversos tipos de alimento, em maior ou menor quantidade, e quando são ingeridas, são absorvidas para, enfim, desempenhar as suas funções no nosso corpo, seja na composição do músculo, propiciando a sua contração, na defesa do organismo ou na transformação de energia. Além disso, as proteínas constituem a chamada massa corporal magra e, por esse motivo, são indispensáveis na nossa dieta.
Entre os alimentos mais ricos em proteínas estão as carnes, que, por serem músculos ou vísceras, são consideradas verdadeiras fontes de proteínas. O leite, os ovos e todos os outros derivados também fazem parte dessa lista, assim como os cereais integrais, os feijões, e diversos legumes e folhosos que possuem alta concentração protéica. Ainda assim, os nutricionistas destacam que são das carnes que adquirimos e reforçamos o nosso estoque interno de proteína. Não devemos esquecer da carne branca, peixe, frango e aves estão entre as maiores fontes de proteína, assim como leite e laticínios, especialmente queijo.
Entretanto, consumir apenas proteínas, como é indicado em algumas dietas, não colabora em nada para a manutenção da sua saúde, pois o corpo necessita de muitas outras substâncias como os carboidratos, as vitaminas, lipídios e os sais minerais. O ideal é que quantidades elevadas de proteínas estejam presentes nas três refeições, distribuídas regularmente ao longo do dia. Sendo assim, apesar da falta de tempo e praticidade, trocar um prato de comida por um lanche acompanhado de um refrigerante, não é uma boa idéia e faz muito mal para o nosso organismo.
As proteínas provenientes de alimentos de origem animal são considerados de alto valor biológico, pois fornecem uma quantidade de aminoácidos proporcional ao corpo. No caso dos alimentos vegetais, as proteínas presentes neles precisam ser conjugadas com outros alimentos do mesmo grupo. Dessa forma, podemos afirmar que sem as proteínas o nosso corpo tenderia ao desfalecimento, por isso vamos ficar mais atento as informações que foram dadas, cuidem bem da alimentação e invistam em deliciosos pratos preparados com alimentos ricos em proteínas e aproveite!


Alimentos ricos em carboidratos

carboidratos
Os carboidratos são os principais fornecedores de energia para o funcionamento do corpo, além de formarem componentes estruturais essenciais ao nosso organismo. Classificados basicamente em dois grupos, simples ou complexos, os carboidratos devem estar presentes em nossa alimentação para garantir a saúde e o nosso desempenho normal em todas as atividades.
Apesar de estarem ligados ao aumento de peso, os carboidratos não devem ser abolidos da nossa dieta, pois poderemos sentir desde sintomas leves , como dores de cabeça, irritação, cansaço físico e mental, até desmaios aos pequenos esforços. Em geral, os carboidratos simples são de fácil absorção e por isso promovem o ganho gradual de peso, se consumidos de forma exagerada. A maioria dos alimentos ricos em carboidratos simples, são mais atraentes e despertam o nosso paladar com mais facilidade, em geral são representados pelos biscoitos, bolos, doces, sorvetes, leite, algumas frutas e muitos outros que possuem mais gordura em sua composição.
Já os alimentos ricos em carboidratos complexos, por serem absorvidos mais lentamente, dão uma sensação de saciedade mais prolongada e são representados pelos cereais, arroz, pães e massas, batata doce, aveia, granola, arroz, feijão, mandioca, inhame, milho e outros. Sendo assim, quem deseja perder peso deve aproveitar essa característica dos carboidratos complexos, pois após uma refeição, o estômago deverá demorar um pouco mais para pedir comida novamente.
Um importante indicador do nível de açúcar ou carboidrato no sangue é o índice glicêmico, que representa a taxa desses componentes no sangue. Quando ingerimos alimentos que possuem mais carboidratos simples, observamos o aumento rápido da glicemia, constituindo assim, um grave perigo para as pessoas que apresentam doenças crônicas como a Diabetes Mellitus. Por isso, devemos dar preferência aos carboidratos complexos e consumir de forma moderada os simples.
Dietas que restringem completamente os carboidratos de todas as refeições são um risco iminente a nossa saúde, pois assim como os outros nutrientes, estes devem ser consumidos diariamente e em quantidades recomendadas. Por isso, fique atento, aproveite as dicas e mantenha a sua saúde consumindo alimentos adequados!



 

Frutas mais saudaveis, calóricas, nutritivas


frutas mais saudaveis, calóricas, nutritivas
Em geral, todas as frutas são consideradas alimentos saudáveis que funcionam como excelentes suplementos vitamínicos, uma vez que possuem todos os nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. No entanto, algumas são ricas em componentes calóricos e por isso devem ser consumidas em menor quantidade, especialmente por quem deseja manter uma dieta bem equilibrada para perder peso.
Além de atuar como complementos à nossa alimentação, as frutas possuem substâncias que proporcionam uma vida mais saudável e previnem o surgimento de doenças como câncer, diabetes, doenças cardíacas ou degenerativas. Algumas particularidades da preparação de pratos ou sucos feitos da fruta podem reduzir a quantidade de nutrientes de cada fruta. Pesquisas mostram que a maioria das vitaminas e substâncias nutritivas das frutas encontram-se na casca, mas muitas pessoas retiram a mesma antes de consumir a fruta.
Entre as frutas mais saudáveis do mundo podemos citar: o damasco, abacate, framboesa, tomate, uva, figo, limão, maçã, manga e o melão. O abacate também é considerado uma das frutas mais calóricas, mas possui ácido oléico, uma gordura insaturada que ajuda na redução do LDL, o colesterol ruim e a aumentar os níveis de HDL, o colesterol bom. Todas essas frutas são ótimas fontes de energia, pois possuem também em sua composição grande quantidade de carboidratos e vitaminas do complexo C e B.
A banana, manga, maçã vermelha, pêra, figo, cereja, caqui chocolate, pêra, kiwi e outras são as frutas que pertencem a classe das mais calóricas, mas que devem fazer parte do nosso cardápio. A maçã possui em sua composição, substâncias que protegem a mucosa digestiva e regulam o sistema nervoso, prevenindo ainda problemas de pele e fadiga mental. O consumo de frutas traz inúmeros benefícios para o nosso organismo, proporcionando uma melhora na qualidade de vida e aumentando a longevidade.



Quantidade de água recomendada por dia

A água está presente em praticamente todos os alimentos que consumimos diariamente, mas mesmo assim, devido a sua extrema importância para as funções orgânicas, existe uma quantidade mínima do líquido que deve ser consumida todos os dias para garantir o correto funcionamento do nosso organismo.

Para os homens a recomendação de ingestão adequada de água total é beber de 3,7 litros e para as mulheres, o mínimo é de 2,7 litros por dia. Nos dias mais quentes, em que estamos mais expostos a ação solar e a altas temperaturas, essa quantidade mínima pode ser aumentada até o dobro para compensar as perdas que ocorrem através do suor. Algumas das principais funções da água para o nosso corpo incluem, manutenção do equilíbrio eletrolítico e do volume do sangue, meio para as reações bioquímicas, além de fornecer estrutura para algumas células.

De acordo com as recomendações médicas, crianças e adolescentes também devem ingerir cerca de 7 a 10 copos por dia. No entanto esse valor varia proporcionalmente ao tamanho, estrutura física, nível de atividade e a região em que vive, sendo assim, não seria correto estabelecer uma quantidade mínima de água que devem ser consumidos diariamente. Mas, em todo caso algumas convenções internacionais afirmam que a população deve tomar conhecimento da importância do consumo de água corretamente, pois o hábito de ingerir a quantidade ideal preveni o aparecimento de diversas doenças como “pedra nos rins”, por exemplo.

Além disso, pesquisas recentes nos mostram que beber água também ajuda a emagrecer, uma vez que muitas vezes podemos matar a sensação de fome bebendo um copo de água. Algumas recomendações como utilizar sempre água potável são essenciais pois, apesar de ter o seu lado bom e extremamente funcional, a água também pode ser o meio de transmissão para inúmeras doenças como as verminoses. Aproveite as dicas e melhore a sua saúde!



Benefícios de uma caminhada


Procure fazer pelo menos três caminhadas de 30 minutos por semana. Além de ajudar a queimar calorias, a prática de exercícios regularmente acelera o metabolismo dificultando o aumento de peso. Mas antes de estabelecer esta nova rotina,procure seu médico, para certificar-se que tudo está bem e que você não tem nenhuma restrição.

Fonte: Resumo do dia