E.E.B Galeazzo Paganelli

E.E.B Galeazzo Paganelli

quarta-feira, 29 de junho de 2011

CONVITE


Festa Julina da A.P.P. da E.E.B. “Galeazzo Paganelli”

Dia 16 de julho de 2011 (sábado)
Local: Clube CTG Espora de Prata
Horário: 17:00hs
A partir das 21:00 hs., baile com a
Banda “Essência do Som”
Venha curtir e traga toda a família. Vai ter concurso do
Sinhozinho e da Sinhazinha, Pescaria
Boca do palhaço, roda da fortuna,
Comidas típicas, danças e muito mais!!!

Não perca nossa festa.
Você é nosso convidado especial!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

TRABALHO DE CIÊNCIAS

DINÂMICA= SEQUÊNCIA DA MOLÉCULA DE DNA.



MONTANDO A MOLÉCULA.



RESUMO:


Alternativa metodológica que pode ser desenvolvida em sala de aula sobre o conteúdo da genética em ciência e biologia, que possibilitará ao estudante em processo ativo de transformação na busca do conhecimento. Esta dinâmica de trabalho propõe uma atividade prazerosa aos estudantes tanto do ensino fundamental como o ensino médio, no sentido de integrar os conhecimentos acerca da estrutura da molécula do DNA.


OBJETIVOS:


Esta atividade tem como proposta auxiliar ,o ensino e a aprendizagem do conteúdo curricular dos ácidos nucléicos, fazendo-se uso de materiais e representações dos próprios alunos, possibilitando o estudo de aspectos, como composição, ligações químicas e da estrutura do DNA de forma dinâmica, prática e inovadora.


MATERIAIS:


  • Folhas de cartolina
  • Folhas de papel guache, diversas cores.
  • Caneta hidrocor ou pincel atômico.
  • Folhas de Isopor.
  • Folhas de E.V. A
  • Barbante cola clipes, tesoura, etc.


METODOLOGIA:


A dinâmica atividade chama-se: “Montando a Molécula de DNA”. Neste trabalho os alunos, fazendo-se uso dos materiais disponíveis, preparam os nucleotídeos em E.V. A ou papel guache, com o grupo de fosfato, a pentose e a base nitrogenada, representadas por seus símbolos (P.C. e A. T.C.G.), fazendo seus encaixes e, posteriormente colam na cartolina ou isopor. Colocam dois cordões de barbante em cada ponta para ser segura pelo aluno representante da molécula.


O Professor faz uma apresentação teórica sobre aspectos da molécula e começa então o seguimento das bases através de seus encaixes, na ordem: Adenina- Timina, Citosina-Guanina.


CONCLUSÃO:


Entendemos que o uso de atividades dinâmicas pode facilitar o entendimento, acerca de conteúdos que trazem dificuldades de se ensinar apenas com aulas teóricas. Portanto, a busca por atividades dinâmicas economicamente viáveis torna-se uma boa opção para professores e alunos reforçarem seus conteúdos,e foi exatamente os resultados que alcançamos, com esta montagem de molécula do DNA.


ATIVIDADES:


Faça uma auto-avaliação deste trabalho, bem como sua participação; dos seus materiais diponíveis.




ESPAÇO FOTOS (Manutenção)




O FILHO DO ZÉ E DA JOANA É O ZICO.

O Zico é um organismo imaginário formado por Células Diplóides normais,e traz cinco características discerníveis e sua estrutura da cabeça, herdados de seus pais , que se encontram em cromossomos diferentes manipulados pelos alunos em atividades que possibilitará a construção do fenótipo em sua face.

OBJETIVOS:

1)Seu objetivo principal é introduzir noções básicas da genética e colocar os alunos em contato com esta área de conhecimento, e ainda construir questões inerentes a formação dos gametas e zigoto.
2)Embora dirigida e explorada pelo professor sobre as noções básicas da genética, a atividade possibilita aos alunos, relacionar “receitas” de informações com a aparência do organismo.
3)A atividade deve ser desenvolvida com o grande grupo, auxilio do professor e os bonecos fabricados, pelos próprios alunos.
4)A atividade é desenvolvida com alunos da 7ª série, podendo ser aplicada em qualquer turma, na área de ciências e biologia.

APLICAÇÃO:

1º) Apresentação dos bonecos e amostragem das partes que compõem a atividade;
2º) Um aluno se posicionará em cada lado dos boneco;
3º) um aluno retira do saco branco representando o óvulo feminino, os gametas que apresentam as características dos genitores a serem transmitidas ao filho. Procedimento igual para o espermatozóide masculino, utilizado do saco azul exibindo para o grupo;
4º) Um aluno é responsável para fixar no Zico, a combinação dos gametas que irão formar o fenótipo.
5º) Um aluno colocará as combinações fenotípicas formadas no boneco Zico.

PROCEDIMENTO:

1)Montar a face do Zico com as informações retiradas e combinadas na seqüência:

Características Letras Aparências

Sexo genitores
X e X
X e Y
Fêmea X e X
Macho X e Y

Sexo Filho X e Y Macho

Olhos
A e A
A e a
a e a
Preto
Castanho
Azul

Cabelos
C e C
C e c
c e c
Escuro
Escuro
Claro

Orelhas
N e N
N e n
n e n
Grande
Grande
Pequeno

Nariz
D e D
D e d
d e d
Chato Grande
Chato Médio
Pequeno Relutado

Sarda na Face
P e P
P e p
p e p
Mínima Sarda
Média Sarda
Muita Sarda

Significado das letras:

1)As receitas correspondem aos genes e são representados por letras. Maiúsculas (dominantes) e Minúsculas (recessivas).
2)Quando representados por duas letras (gametas), iguais (maiúsculas ou minúsculas) o descendente e homozigoto. Quando representados por dois gametas diferentes é heterozigoto.
3)As cores e características obedecem as regras das noções básicas da Genética

MATERIAIS :

Chapas de isopor de 1 cm e de 3 cm de espessura.
Tinta guache diversas cores.
Chapas de EVA diversas cores.
Recortes de TNT, cores e fitas tecido
Maquina recorte de Isopor
Tesouras
Pincel Atômico Grampeador
Alfinete.

ATIVIDADES:
Discutir com seus colegas em grupo e responder:
a)O que representa cada saquinho dos bonecos?
b)O que representa a união dos gametas?
c)Quantas alternativas de características foram trabalhadas?
d)Que nome recebe em genética as diferentes características?
e)Como se descobre em uma receita se ela é dominante ou recessiva?
f)Quando uma receita recessiva se manifesta?
g)Quando uma receita apresenta dominante?
h)Onde está o material genético á serem transferidos.
i)O que significa hereditário?
j)Onde ocorre a formação dos gametas?
k)Se as características e os genes estão codificados no DNA. Onde na célula se localiza o DNA.
l)(Faça uma síntese, sobre o que verificou neste trabalho, (fácil ou difícil), (gostou ou não), (entendeu esse princípio genético ou não), (foi bem desenvolvido e aplicado ou não), (você trabalhou no desenvolvimento deste trabalho ou não), (as instruções do professor foram boas, satisfatórias ou poucas.).

OBS: Nossos agradecimentos a professora de Artes, Eliane, ao aluno da 1ª série do ensino médio, Gabriel, a 2ª professora da 7ª série Cristiani e aos alunos que trabalharam nesta atividade.



ESPAÇO FOTOS (manutenção)