os professores da
EEB. GALEAZZO PAGANELLI REuniram-se no
dia 18/03/2013 em reunião pedagógica para dentre outros assuntos, preparar o evento do “dia do conae na escola”. Na ocasião foi consensuado que a escola
priorizaria seus trabalhos nos eixos III e IV, por estarem bastante
relacionados com a linha de ações que estão sendo desenvolvidas desde o ano de
2012, que é a construção de uma
comunidade escolar sustentável. alguns professores colocaram-se à
disposição para organizar apresentações sobre o eixo IV, embasados em suas
experiências educativas, e a diretora da Escola sra. gedalva filipini que
esteve trabalhando com as turmas de ensino médio durante a licença paternidade
do professor de química e física, sugeriu que fossem convidados os alunos do
ensino médio a socializar pesquisas relacionadas ao eixo III, como estratégia
de envolvimento e valorização desses alunos, pelo belíssimo resultado dos
trabalhos que fizeram. Definiu-se nesta ocasião por fazer um encontro com todos
os aLuNos no período da manhã, E RESERVAR A TARDE PARA UMA REFLEXÃO COM OS
PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS. as séries iniciais TRABALHARIAM sob a coordenação
da assistente técnico-pedagógica e das professoras no auditório da escola e as
séries finais sob a coordenação da direção da escola, DA PROFESSORA DE
TECNOLOGIAS (PO), e os demais professores, TENDO COMO LOCAL DE TRABALHO o
auditório da celulose irani (itp), gentilmente cedido para a realização desse
evento.
Por circunstâncias
da escola, não foi possível reunir todos os alunos num único turno, sendo
preciso realizar um evento em cada turno. No período noturno realizamos um
encontro aberto à comunidade NAS dependências da escola.
programação: dia 24 de abril de 2013 - DAs 08:00 às 12:00 HORAS
Local: auditório da celulose irani (SÉRIES FINAIS DO ENSINO BÁSICO)
- Abertura pela sra. gedalva Terezinha Ribeiro Filipini (diretora
da escola), que explicou a respeito do conae atribuindo ênfase à
importância da Participação de toda a comunidade nessa oportunidade, E DA
IMPORTÂNCIA DESSAS contribuiÇÕES PARA a melhoria da educação. A diretora introduziu as apresentações
dos alunos falando da importância de se pensar a educação de forma
sistêmica e interdisciplinar, uma vez que o conhecimento trabalhado nas
diferentes disciplinas precisa servir para melhorar o eXercício da
cidadania, a qualidade de vida, A saúde DAS PESSOAS, a sustentabilidade
das sociedades e do planeta.
- as Alunas Thalía, Bruna e Ana Paula da 2ª. série do
ensino médio foram então convidadas a socializar um portfólio sobre
educação e saúde, pontuando questões relacionadas aos prejuízos da
poluição sonora para a concentração em aula e por consequência para a aprendizagem.
- As alunas Daiane Cristina, Helen Rodrigues e Vanessa Ferreira falaram sobre as consequências do barulho, dos ruídos e especialmente do uso de fones de ouvido durante AS AULAS E NOS momentos de estudo, evidanciando a importância da busca de informação e da adoção de hábitos saudáveis para a melhoria do desempenho escolar.
- os Alunos Caroline Santos, RONALDO DANELLI, Edson Merftort, João Vitor de Meira Garbin e Vanessa dos Santos da 2ª. série do ensino médio REALIZARAM pesquisas sobre “radiação” e socializaram informações importantes sobre o uso adequado dos celulares e de outros equipamentos comuns nos ambientes familiar e escolar, evidenciando que estes precisam ser utilizados com critério E CUIDADO, para que não tragam prejuízos à saúde e ao bem-estar das pessoas e do meio ambiente.
- as alunas Danielli e Grace da 1ª. série do ensino médio, consideraram importante buscar respostas para dúvidas dos estudantes em relação à proibição de se consumir salgadinhos e outras guloseimas no ambiente escolar. falaram sobre a hipertensão na infância/adolescência, e mostraram algumas consequências danosas do consumo excessivo de sódio e conservantes, num período da vida em que os jovens precisaRIAm primar por uma alimentação saudável, que venha a favorecer o processo de aprendizagem, saúde, LONGEVIDADE e qualidade de vida.
- Os alunos Maiara, Dyjavan e Lucas Junior do terceirão,
preocupados com as polêmicas sobre as consequências do uso excessivo de
refrigerantes por adolescentes, foram em busca de pesquisas científicas e
orientação médica para avaliar os malefícios desse hábito, RELACIONANDO-O
A UMA cultura QUE GANHOU FORÇA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, E QUE JÁ COMEÇA E TER
CONSEQUÊNCIAS DANOSAS À POPULAÇÃO. Trouxeram para a discussão elementos de
grande relevância, os quais influenciam diretamente a saúde dos jovens e
sem desenvolvimento E DESEMPENHO ESCOLAR.
- Material audio visual sobre as temáticas trabalhadas foi
assistido e, na sequência as turmas reuniram-se com seus respectivos
professores para escrever uma síntese das suas SUGESTÕES/contribuições
para a melhoria da educação.
programação maTUTINA PARA as séries iniciais:
- A ASSISTENTE TÉCNICO-PEDAGÓGICO
FALOU SOBRE O CONAE;
- a ODONTÓLOGA DA PREFEITURA E AS AGENTES DE SAÚDE DA COMUNIDADE REALIZARAM
UMA OFICINA SOBRE A SAÚDE DOS DENTES, VIABILIZANDO QUE OS ALUNOS
MANUSEASSEM PROTÓTIPOS DA BOCA HUMANA E DOS DENTES, COMO FORMA DE MELHORAR
O CONHECIMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO DOS DENTES PARA A SAÚDE.
- fOI ASSISTIDO UM FILME SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO COM O
AMBIENTE E DO VALOR DO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO. a DISCUSSÃO SOBRE O
FILME BUSCOU MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DE SE ADOTAR HÁBITOS E ATITUDES
SAUDÁVEIS PARA VIVEM BEM NO PLANETA.
- APÓS ESSA ATIVIDADE, CADA PROFESSORA REALIZOU COM SEUS ALUNOS UMA OFICINA DE ARTES, ILUSTRANDO SUAS REPRESENTAÇÕES, PRODUZINDO FRASES E POESIAS RELACIONADAS AOS EIXOS DO CONAE.
programação DO PERÍODO NOTURNO - DAs 19:00 às
22:00 HORAS
fOI OPORTUNIZADA À
COMUNIDADE E AOS PAIS A MESMA PROGRAMAÇÃO REALIZADA NO AUDITÓRIO DA CELULOSE
IRANI PELA MANHÃ, COM A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, QUE
SOCIALIZARAM NOVAMENTE SUAS PESQUISAS.
-
CONSIDERAÇÕESO EVENTO FOI BASTANTE VÁLIDO, POIS CONSEGUIMOS ENVOLVER OS ESTUDANTES NA ORGANIZAÇÃO E ESSA ESTRATÉGIA MOSTROU-SE BASTANTE PRODUTIVA. dESAFIÁ-LOS A MOSTRAR SEU POTENCIAL DE AÇÃO EM PROL DAS MUDANÇAS NECESSÁRIAS NO AMBIENTE ESCOLAR, PODE SER O CAMINHO MAIS EXITOSO PARA SE CONSTRUIR UMA EDUCAÇÃO EFETIVAMENTE DE QUALIDADE.uM PLANO DE AÇÃO EDUCATIVO COERENTE COM A ATITUDE CIDADÃ QUE SE ALMEJA CONSTRUIR NA ESCOLA, IMPLICA EM OUSAR IR ALÉM DA TEORIA. É NECESSÁRIO, TRANSFORMAR CONHECIMENTO EM HÁBITOS E ATITUDES, DE FORMA A ATRIBUIR SABOR AOS SABERES APREENDIDOS.cONSIDERAMOS QUE A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS AINDA PRECISA SER TRABALHADA COM MAIS ÊNFASE, PORÉM, ENQUANTO TODAS AS PESSOAS DA ESCOLA NÃO FALAREM A MESMA LINGUAGEM, E NÃO ASSUMIREM O COMPROMISSO DE FAZER A SUA PARTE COM RESPONSABILIDADE E ÉTICA, NÃO PODEMOS COBRAR A PRESENÇA DA COMUNIDADE E A RETIDÃO COMPORTAMENTAL DOS ESTUDANTES.EDUCA-SE MAIS PELO EXEMPLO DO QUE PELO DISCURSO...rEPRESENTANTES DA eeB "GALEAZZO PAGANELLI" PARA AS PRÓXIMAS ETAPAS:02 PAIS: elisandra carvalho da silva e claudiomar andrade02 PROFESSORES: celina soares costa e tania kogikoski de abreu
02 ALUNOS: vanessa ferreira e dyjavan roberto ferreira02 funcionários/gestores: gedalva t. ribeiro filipini e gelsemirie alves.
o EVENTO RECEBEU A VISITA DE REPRESENTANTES DA
GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – 7ª. GERED/JOAÇABA, SENHORAS TERE, ROSICLER, E
DIRLEI.
síntese das contribuições dos alunos:
Promover mais
trabalhos em grupo, onde os alunos possam desenvolver atividades juntos;
Orientar trabalhos
extra-classe para reforço de conteúdos;
promover mais
trabalhos na biblioteca e na sala de informática;
os professores devem
diversificar a forma de apresentar os conteúdos tornando as aulas mais leves.
não dar aula só ditada e com questionários. as aulas precisar ser mais
dinâmicas.
precisa haver o
compromisso de alunos e professores em atividades que despertam múltiplas
aprendizagens.
que as regras sejam
cumpridas e cobradas com rigor.
precisa haver maior
rigidez no processo de avaliação do ensino-aprendizagem, valorizando alunos que
realmente se esforçam e se superam.
a escola está sem
quadra de esportes para as aulas de educação física. As duas estão tão
deterioradas que atualmente oferecem perigo às aulas e, portanto, já não podem
ser usadas. Elas precisam urgentemente de reforma (telhado/cobertura e telas no
entorno para evitar que a bola vá para a rua).
deveria ter aulas de
música, teatro, etc.
CAMPINA DA ALEGRIA, 07 DE maio DE 2013.