E.E.B Galeazzo Paganelli

E.E.B Galeazzo Paganelli

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Curso: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.


Os nomes das Letras

Um dos objetivos da Alfabetização é ensinar a ler e escrever letrando. Por ser uma atividade nova para a criança exige grande esforço no reconhecimento do sistema de escrita.


A)     Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do 1º ano.
Partindo do pressuposto de que a apropriação do conhecimento pelo ser humano passa pela mediação nas relações sociais, e que a sala de aula deve ser um ambiente de constante troca. Tendo como referencia o que cada aluno conseguiu aprender, como resultado das interações estabelecidas no e com seu grupo social. Deduz-se que a criança lê o mundo que a rodeia, muito antes do seu aprendizado sistemático da leitura e escrita.
Assim, no primeiro dia de aula começou o trabalho de alfabetização na preparação da aula, colocando as carteiras em semicírculo, e apresentando todas as letras do alfabeto.


Essa atividade foi escolhida pois contempla o uso social da escrita.


O texto escolhido foi a história em quadrinhos.
O objetivo dessa atividade é: Interpretar textos com imagens sem escrita; trabalhar a percepção visual e atenção através de história em quadrinhos; Produzir textos com sequência lógica, coerência e pontuação adequada.

Desenvolvimento da atividade:

èO primeiro momento foi atividade de pré leitura: A professora inicia com uma perguntas:
èVocês conhecem muitas histórias em quadrinho?
è Quais são os personagens mais famosos dessa história?
è Vocês conhecem quem escreveu? O nome do autor ou autores?...

As respostas eram escritas no quadro pela professora.

As crianças responderam:
è Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Emília, Cuca, O Menino Maluquinho, Snoop...
è Ziraldo, Maurício de Souza, Monteiro Lobato...
Em uma das respostas foi citado os irmãos Grimm, a professora então falou um pouco a respeito dos autores que escrevem ao público infantil.


Chegou a hora de um desafio.
Como foi citado o Menino  Maluquinho falou-se sobre: características do personagem; as relações sociais e familiares do Menino; a característica principal do menino o que deu origem ao apelido.
No segundo momento,  a professora passou o filme: Menino Maluquinho

No terceiro  a professora levou seus alunos à sala informatizada para que os mesmos pesquisassem a respeito da vida e obra do escritor Ziraldo.

Dentre as atividades pesquisadas os alunos acessaram:  a vida e obras, livros, jogos, brincadeiras e desafios sobre o escritor.
 Uma dessas propostas a professora escolheu para desenvolver a atividade de leitura e interpretação, e posteriormente produção.

Segue o resultado desenvolvido  por uma aluna do terceiro ano, após a interpretação, observação, questionamentos e intervenções diversas da professora de sala de aula:


Após colorir o desenho, encontrar os sete erros do mesmo os alunos produziram um texto descrevendo a imagem.
Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do 1º ano pelas Professoras; Angela Ap. Nunes e Teresinha F. Vieira.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Bom Dia

"A educação é uma coisa admirável, mas é bom recordar que nada do que vale a pena saber pode ser ensinado".Oscar Wilde


quinta-feira, 9 de maio de 2013

Reportagem de Ani Julie da Luz para a revista GALILEU.


A  E.E.B "Galeazzo Paganelli" Gostaría de Parabenizar a Aluna Ani Julie da Luz, pela sua reportagem na revista GALILEU, sobre Salmão Transgênico.