E.E.B Galeazzo Paganelli

E.E.B Galeazzo Paganelli

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Homenagem aos Dias dos Pais

No dia 10 Agosto de 2013 os alunos da E.E.B "Galeazzo Paganelli" fizeram uma homenagem aos pais pela Comemoração do dia dos Pais.



Projeto: Sequencia Didática: Tipologia Textual.

A professora Teresinha Fátima Vieira desenvolveu com os alunos da 3ª séria um projeto de sobre SEQUÊNCIA DIDÁTICA: TIPOLOGIA TEXTUAL este projeto foi desenvolvido através das fábulas (o leão e o ratinho, a tartaruga e a lebre, a raposa e as uvas, formiga e a cigarra, o rato do campo e o rato da cidade), para explorar os diversos tipos de linguagem (escrita, oral, mímica etc...), ao final os alunos produziram textos com coerência e coesão, adequadas ao gênero estudado.

OBJETIVO

Ø    Ler, interpretar os textos trabalhados ( lendas e fábulas)
Ø    Produzir textos com coerência, segmentação e coesão.
Ø    Conhecer aos elementos dos dois gêneros literários ( fábula)
Ø    Fazer antecipações e inferências em relação aos contextos e a intencionalidade.
Ø    Utilizar o dicionário como fonte de pesquisa das palavras desconhecidas encontradas nas fábulas e lendas.
Ø    Refletir sobre valores éticos para a construção de uma sociedade mais justa.
Ø    Ajudar o aluno a expressar-se realizando leitura com fluência e compreensão;
Ø    Reescrever texto mantendo a seqüência dos fatos;

METODOLOGIA

Ø    Leitura das fábulas e lendas na roda de leitura em sala de aula;
Ø    Leitura das fábulas e lendas na biblioteca;
Ø    Leitura virtual das fábulas e lendas (sala de informática);
Ø    Ilustração das fábulas e lendas na informática (virtual) e biblioteca com (sul fite);
Ø    Filmagem da leitura de fábulas e lendas realizadas pelos alunos em sala de aula;
Ø    Elaboração de um vídeo das leituras dos alunos no Windows Live Movie Maker (realizado pela professora);
Ø    Aula na sala de multimídia: assistir o vídeo de algumas fábulas e lendas;
Ø    Roda de conversa: discussão sobre as características do gênero, apresentação de fábula e lendas;
Ø    Confecção de cartazes com dizeres sobre valores éticos (utilizar dicionário)

Atividades trabalhadas:
Explicar aos alunos o que é uma fábula, descrevendo suas características.

Fábula é uma pequena história que transmite um ensinamento e que, geralmente, tem animais como personagens. As fábulas são histórias muito antigas, criadas para transmitir ensinamentos. Nessas histórias, as personagens são animais, mas falam e agem como seres humanos. As fábulas sempre apresentam a moral da história no fim.

Em seguida, ler para aos alunos, de forma interativa, o texto da fábula o galo e a raposa.

Texto coletivo

Reescrever com os alunos um texto coletivo da fábula: os alunos ditam e a professora reescreve a história na lousa. Durante a reescrita da fábula, a professora deverá aproveitar a oportunidade para trabalhar as seguintes questões relacionadas com as regras gramaticais.

Ø    A função do parágrafo.
Ø    A utilização da letra maiúscula no início das frases.
Ø    A utilização do ponto final e da vírgula.
Ø    Pedir aos alunos que copiem e ilustrem com muito capricho o texto da lousa.
Dramatizar a fábula.

Dramatização da fábula “O galo e a raposa”.



Apresentação da fábula “ O viajante e a árvore”.