No dia 10 Agosto de 2013 os alunos da E.E.B "Galeazzo Paganelli" fizeram uma homenagem aos pais pela Comemoração do dia dos Pais.
"O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la." Ralph Waldo Emerson
E.E.B Galeazzo Paganelli
terça-feira, 20 de agosto de 2013
Projeto: Sequencia Didática: Tipologia Textual.
A professora Teresinha Fátima Vieira desenvolveu com os alunos da 3ª séria
um projeto de sobre SEQUÊNCIA
DIDÁTICA: TIPOLOGIA TEXTUAL este projeto foi desenvolvido através
das fábulas
(o leão e o ratinho, a tartaruga e a lebre, a raposa e as uvas, formiga e a
cigarra, o rato do campo e o rato da cidade), para explorar os diversos tipos
de linguagem (escrita, oral, mímica etc...), ao final os alunos produziram
textos com coerência e coesão, adequadas ao gênero estudado.
OBJETIVO
Ø Ler,
interpretar os textos trabalhados ( lendas e fábulas)
Ø Produzir
textos com coerência, segmentação e coesão.
Ø Conhecer
aos elementos dos dois gêneros literários ( fábula)
Ø Fazer
antecipações e inferências em relação aos contextos e a intencionalidade.
Ø Utilizar
o dicionário como fonte de pesquisa das palavras desconhecidas encontradas nas
fábulas e lendas.
Ø Refletir
sobre valores éticos para a construção de uma sociedade mais justa.
Ø Ajudar
o aluno a expressar-se realizando leitura com fluência e compreensão;
Ø Reescrever
texto mantendo a seqüência dos fatos;
METODOLOGIA
Ø Leitura
das fábulas e lendas na roda de leitura em sala de aula;
Ø Leitura
das fábulas e lendas na biblioteca;
Ø Leitura
virtual das fábulas e lendas (sala de informática);
Ø Ilustração
das fábulas e lendas na informática (virtual) e biblioteca com (sul fite);
Ø Filmagem
da leitura de fábulas e lendas realizadas pelos alunos em sala de aula;
Ø Elaboração
de um vídeo das leituras dos alunos no Windows Live Movie Maker (realizado pela
professora);
Ø Aula
na sala de multimídia: assistir o vídeo de algumas fábulas e lendas;
Ø Roda
de conversa: discussão sobre as características do gênero, apresentação de
fábula e lendas;
Ø Confecção
de cartazes com dizeres sobre valores éticos (utilizar dicionário)
Atividades trabalhadas:
Explicar
aos alunos o que é uma fábula, descrevendo suas características.
Fábula
é uma pequena história que transmite um ensinamento e que, geralmente, tem
animais como personagens. As fábulas são histórias muito antigas, criadas
para transmitir ensinamentos. Nessas histórias, as personagens são animais,
mas falam e agem como seres humanos. As fábulas sempre apresentam a moral da
história no fim.
|
Em
seguida, ler para aos alunos, de forma interativa, o texto da fábula o galo e a
raposa.
Texto coletivo
Reescrever
com os alunos um texto coletivo da fábula: os alunos ditam e a professora
reescreve a história na lousa. Durante a reescrita da fábula, a professora
deverá aproveitar a oportunidade para trabalhar as seguintes questões
relacionadas com as regras gramaticais.
Ø A
função do parágrafo.
Ø A
utilização da letra maiúscula no início das frases.
Ø A
utilização do ponto final e da vírgula.
Ø Pedir
aos alunos que copiem e ilustrem com muito capricho o texto da lousa.
Dramatizar a fábula.
Dramatização
da fábula “O galo e a raposa”.
Apresentação da fábula “ O viajante e a árvore”.
Assinar:
Postagens (Atom)