E.E.B Galeazzo Paganelli

E.E.B Galeazzo Paganelli

quinta-feira, 25 de março de 2010

A inserção das TIC na escola





O uso das TICs (Tecnologias da informação e comunicação) promovidos no espaço escolar podem favorecer a democratização do acesso à informação, a troca de informações e experiências e assim proporcionar a professores e alunos a possibilidade de integrar-se a outros espaços produtores de conhecimento.
Com o objetivo de debater sobre o uso das TICs para melhorar o processo educacional destinamos este espaço para professores, pais e alunos relatarem suas experiências e sugestões de como utilizar as TICs como recurso em projetos pedagógicos.

19 comentários:

Amélia Soares Ribeiro disse...

Muito pertinente essa atividade. Pois esse conhecimento vai além da sala de aula. O aluno passa a ser um multiplicador do conhecimento levando a informação para sua família e seus amigos.
Através de pesquisa na sala de tecnologias os alunos retiraram informações que foi analisadas e discutidas em sala de aula, assistiram um vídeo sobre as consequencias do mal uso da água.
Enfim, hoje temos inúmeros recursos tecnológicos, que quando usamos a nosso favor,melhoramos a qualidade de nosso trabalho e por consequencia, melhoramos a Educação.

Dirneide Drun do Rozario disse...

Enquanto professora de geografia, faço uso constante dos aparatos tecnológicos: computador, tv e vídeo, data show, dvd e retroprojetor. Os alunos se envolvem mais no assunto, uma vez que o multimídia permite ampliar o conhecimento através de pesquisas, slides, músicas entre outros.
É um recurso, que quando usado adequadamente, enriquece nossa prática pedagógica.

May Anzolin disse...

Aulas de informática, Laboratório Multimídia, Projetos Educacionais Integrados. Esse novo vocabulário, passou a fazer parte do dia a dia da nossa escola. A informática, é vista como um importante meio auxiliar na Educação.
Estamos falando de uma geração que trata o computador com intimidade; uma geração que nasceu na era da informática e convive com ela de forma natural. O objetivo da informática educacional é fazer do computador um instrumento de apoio à vida moderna e principalmente um aliado da aprendizagem.

Claudimir Ribeiro disse...

Parabéns pelo Blog! Penso que hoje, não há como dissociar a tecnologia da educação, principalmente quando nos referimos a esse espaço virtual chamado internet.

Também possuo um blog (heavyliteraturaelinguaportuguesametal.blogspot.com)e penso que uma das maiores virtudes dessa ferramenta é a possibilidade de propiciar um espaço de divulgação de idéias, do trabalho realizado tanto pelo professor quanto pelos alunos. Normalmente, os trabalhos pedagógicos ficam restritos ao hermetismo da sala de aula, contemplados por um único observador/avaliador: o professor.

Nesse sentido, como sugestão, penso que a escola deve aproveitar o blog como espaço de participação democrática, para a discussão de questões ligadas ao cotidiano escolar e para dar notoriedade ao seu fazer pedagógico.Ademais, os alunos devem utilizar esse espaço para expor os trabalhos desenvolvidos em sala de aula, postar comentários, dar sugestões e até críticas.

Angela disse...

Parabéns pelo blog, hoje a midia INTERNET É INDISPENSAVEL; Motivação fazendo do computador em si um amigo, companheiro para pesquisas, entretetimento com sabedoria .

Tudo para melhora a educação;

Sirlei disse...

Estamos vivenciando uma nova era digital, onde nos deparamos com inúmeros recursos para ser utilizado à nosso favor. Quando adequamos esses instrumentos ao nosso fazer pedagógico, todos saem ganhando em conhecimento e qualidade da informação.
Eu trabalho com Educação Infantil-pré-escolar- e lanço mão frequentemente das TICs para enriquecer minhas aulas. Realizei as atividades propostas no site da escola - Colorindo Online(jogos pedagógicos). No Início mostraram um pouco de receio no manuseio do mouse, mas a medida que eram desafiados e incentivados para que não tivesse medo, foram se familiarizando com o instrumento e no final do tempo proposto (duas aulas) dominaram com muita habilidade o mouse e realizaram a atividade com muita alegria e satisfação de desafio superado.
Além dessa habilidade os alunos deixaram a imaginação fluir e descobriram a capacidade de explorar outro universo.
Nunca é cedo demais para desafiar as crianças a desenvolverem suas potencialidades.

Celina Soares Costa disse...

As TICs facilitam meu trabalho na disciplina História, pois contribuiu de forma significativa e atraente no desenvolvimento dos conteúdos propostos.
O trabalho desenvolvimento com o Ensino Médio provou que com recursos adequados, nossos alunos tem a oportunidade de demonstrar a grande criatividade que possui.
Todos os alunos aproveitam de forma positiva o recurso apresentado. Os trabalhos conclusivos apresentados, foram dignos de louvor. o destaque ficou para os alunos da 1ª série, que depois de leituras, pesquisas e debates em sala de aula sobre as Antigas Civilizações desenvolveram um projeto onde o objetivo principal era facilitar o estudo dessas civilizações para da 5ª série.
O trabalho através da montagem de slides, onde usaram a animação e narração com linguagem simples e interessante encantou a eles próprios e a turma para a qual desenvolveram o projeto, pois foi uma forma de fixação muito interessante. A partir desse trabalho, os alunos da 5ª série ficaram tão motivados que, em grupos, confeccionaram acessórios com papelão, jornais, papéis coloridos e escreveram pequenos textos para dramatizarem cenas referentes ao estudo(julgamento segundo a Lei de Talião, mumificação, etc...)

Dieiniffer Bertucci disse...

Enquanto aluna posso afirmar que quando os professores usam diferentes recursos para melhorar suas aulas, nós nos apropriamos melhor do assunto. Na escola a maioria dos professores usam esses recursos:dvd, vídeos, internet, entre outros, e a classe participa mais e gosta mais da aula. O que resulta num melhor resultado dos objetivos propostos.

Carlos Nunes disse...

Sempre que vejo os novos recursos sendo utilizados para incrementar a prática pedagógica, acredito cada vez mais, que a educação só vem melhorando nos últimos tempos.
A escola de voc~es está de parabéns, pois está sempre buscando inovar sem perder as origens, que é de manter a qualidade e dar voz e vez aos alunos de explanarem seus saberes.
Com a ajuda das tecnologias esse objetivo facilita essa busca.
Parabéns pelo trabalho desempenhado.

Paula da Silva disse...

Gostaria de expalnar aqui meus mais sinceros agradecimentos,pois como pai vejo o quanto vocês trabalham em prol da educação. Deixando a sala de informática a disposição da comunidade, permitndo o acesso de todos desde o manuseio do teclado até nas pesquisas de assuntos recentes e informações importantes. Sem contar que os demais recursos utilizados enriquecem a qualidade e me faz ter orgulho de ter meus filhos nessa escola.

Unknown disse...

As tecnologias de informação e comunicação, fazem parte de uma conquista também histórica, se refletirmos, saberemos apontar quão distante pareciam estar as TICs das unidades escolares. Atualmente elas estão presentes na maioria das escolas públicas e com (re) construção de novos conceitos teórico-práticos voltados a aprendizagem e ao envolvimento da comunidade escolar. Já tive oportunidade de conhecer experiências exitosas na escola de vocês, parabenizo e acho que temos mesmo é que divulgar. Na EM Angelo Anzollin (onde trabalho), que atende da Educação Infantil até as Séries Iniciais do Ensino Fundamental, o uso das TICs também tem criado um novo cenário de ensino e aprendizagem. Percebendo que elas geram sucesso, acredito que o desafio maior e a sugestão é que continuemos fomentando o uso das mesmas em nossas unidades escolares.

Jussara Ribas disse...

Hoje vivenciamos um avanço extraordinário das tecnologias, sabemos que temos que selecionar com cautela e tempo os bons site para que esse recurso possa ser usado à nosso favor.
Trabalhei com a disciplina de Ciências e Biologia e usufrui de vários documentários disponíveis na internet. Um desses documentários(Poeira das Estrelas) disponíveis do site da globo.com, contribuiu para enriquecer as aulas.
Além da acessibilidade e diversidades de recursos podemos contar com a rapidez da informação que o professor pode utilizar.

Tania Kogikoski de Abreu disse...

As tecnologias de informação e comunicação, são elementos relevantes que criam possibilidades diferentes para o ensino e a aprendizagem, propiciando que alunos, professores e comunidade, possam compartilhar experiências educativas e na perspectiva de explorar as linguagens das mídias para a interação e construção do conhecimento.
Sabendo da facilidade das crianças e dos jovens para se adaptar as novas tecnologias, na E.E.B. Galeazzo Paganelli, procuramos incentivar o máximo possível o acesso do aluno a esses recursos, bem como a produção, a pesquisa, a brincadeira, entre outros, procurando oportunizar o acesso do aluno a cidadania digital.
Quanto a prática pedagógica, os professores têm um grande leque de opções metodológicas. Cada docente, procura encontrar a forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos a sua disciplina e conteúdo a ser trabalhado.
A maioria de nossos educadores já perceberam a riqueza das TIC's e como elas podem aprimorar o processo de aprendizagem. Todavia, é preciso ampliar esse número, de modo a gerar multiplicadores para que uma parcela maior da sociedade possa se beneficiar.

Anônimo disse...

Tecnologia e o homem no dia-a-dia têm a mesma função,um depende do outro para a sobrevivência.Sem a máquina o homem da nova era,não terá uma certa possibilidade de adquirir uma movimentação de um lado para o outro e uma melhor capacidade e agilidade de se sobressair diante da sociedade,ou seja,um depende do outro.
A tecnologia em nsso meio,pode nos ajudar como no mesmo tempo pode nos prejudicar,isso vai depender do bom uso que fizemos das tecnicas que possuimos.

Tailene Suelen Dos Santos disse...

Posso afirmar que, enquanto aluna, penso que esses recursos tecnologicos estão contribuindo para enriquecer as aulas de lingua portuguesa e outras materias ,os professores conseguem uma maior atenção de seus alunos,pois alem de demostrar um vasto conhecimento com isso podemos fixar melhor o conteudo.

Anônimo disse...

Achei muito importante o uso dessas tecnologias como(computador,internet, tv e vídeo, data show, dvd e retroprojetor ,pois fica té muito mais facil para o aluno aprender !

Márcia Pavoski Pereira disse...

O uso de recursos tecnológicos ajuda na melhor compreensão do conteudo, além de uma adaptação com esses recursos que cada vez mais estão presentes no nosso dia-a-dia, e que são de grande importância.

Indiamara disse...

Hoje a tecnologia tem inumeros recursos de usarmos ao nosso favor para melhorarmos a qualiadade de nossos trabalhos ,adiquirimos o nosso conhecimento como leituras ,mais apresentações etc...

Anônimo disse...

O site fico legal pois a varios temas ,videos.
Achamos interessante a publicação do slide sobre a páscoa.
Tudo isso sobre a informatização ajuda os alunos a aprender mais com facilidade.