"O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la." Ralph Waldo Emerson
E.E.B Galeazzo Paganelli
terça-feira, 27 de abril de 2010
Alunos no contra-turno !
O computador deve ser encarado como uma ferramenta a serviço do ensino tal como o dicionário, ou uma caneta...deverá ser um instrumento de que o aluno se apropriará para se comunicar, aprender, descobrir e criar. O objetivo do professor ao levar seus alunos para a sala de informática deverá ser a de fazê-los descobrir o potencial da informática, nomeadamente da Internet, tendo sempre em vista os objetivos e conteúdos dos programas escolares, no domínio do saber-fazer (as competências) e do saber-ser (as atitudes).
O que desejamos, neste momento, é desafiar um número cada vez maior de alunos a explorar as potencialidades da ligação à Internet. No caso de se pretender desenvolver outro tipo de objetivos, mais generalistas e não menos importantes, podemos partir dos interesses e necessidades dos alunos, tendo como pano de fundo o Projeto de Escola, por exemplo. Neste âmbito, as atividades "informáticas", em particular o uso da Internet, constituem uma mais valia para os alunos em questão, pois permitem:
- desenvolver a sua autonomia
- colaborar, cooperar
- descobrir outras culturas
- sentir-se capaz de desempenhar papéis de valorização pessoal
- realizar os projetos pessoais
- progredir de acordo com o seu ritmo de trabalho e nível de desenvolvimento
- atribuir sentido às atividades a desenvolver, estabelecendo a ligação entre a escola e a vida
- transmitir mensagens, emoções e sentimentos
- abrir-se ao mundo
- desenvolver a criatividade.
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