Os nomes das Letras
Um dos
objetivos da Alfabetização é ensinar a ler e escrever letrando. Por ser uma
atividade nova para a criança exige grande esforço no reconhecimento do sistema
de escrita.
A)
Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do
1º ano.
Partindo do
pressuposto de que a apropriação do conhecimento pelo ser humano passa pela
mediação nas relações sociais, e que a sala de aula deve ser um ambiente de
constante troca. Tendo como referencia o que cada aluno conseguiu aprender,
como resultado das interações estabelecidas no e com seu grupo social. Deduz-se
que a criança lê o mundo que a rodeia, muito antes do seu aprendizado
sistemático da leitura e escrita.
Assim, no
primeiro dia de aula começou o trabalho de alfabetização na preparação da aula,
colocando as carteiras em semicírculo, e apresentando todas as letras do
alfabeto.
Essa atividade foi escolhida pois contempla o uso
social da escrita.
O texto
escolhido foi a história em quadrinhos.
O objetivo
dessa atividade é: Interpretar textos com imagens sem escrita; trabalhar a
percepção visual e atenção através de história em quadrinhos; Produzir textos
com sequência lógica, coerência e pontuação adequada.
Desenvolvimento da atividade:
èO primeiro momento foi atividade de pré leitura: A
professora inicia com uma perguntas:
èVocês conhecem muitas histórias em quadrinho?
è Quais são os personagens mais famosos dessa história?
è Vocês conhecem quem escreveu? O nome do autor ou
autores?...
As respostas eram escritas
no quadro pela professora.
As crianças responderam:
è Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Emília, Cuca, O
Menino Maluquinho, Snoop...
è Ziraldo, Maurício de Souza, Monteiro Lobato...
Em uma das respostas foi
citado os irmãos Grimm, a professora então falou um pouco a respeito dos
autores que escrevem ao público infantil.
Chegou a hora de um desafio.
Como foi citado o
Menino Maluquinho falou-se sobre:
características do personagem; as relações sociais e familiares do Menino; a
característica principal do menino o que deu origem ao apelido.
No segundo momento, a professora passou o filme: Menino
Maluquinho
No terceiro a professora levou seus alunos à sala
informatizada para que os mesmos pesquisassem a respeito da vida e obra do
escritor Ziraldo.
Dentre as atividades
pesquisadas os alunos acessaram: a vida
e obras, livros, jogos, brincadeiras e desafios sobre o escritor.
Uma dessas propostas a professora escolheu para
desenvolver a atividade de leitura e interpretação, e posteriormente produção.
Segue o resultado
desenvolvido por uma aluna do terceiro
ano, após a interpretação, observação, questionamentos e intervenções diversas
da professora de sala de aula:
Após colorir o desenho,
encontrar os sete erros do mesmo os alunos produziram um texto descrevendo a
imagem.
Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do 1º ano pelas Professoras; Angela Ap. Nunes e Teresinha F. Vieira.