E.E.B Galeazzo Paganelli

E.E.B Galeazzo Paganelli

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Projeto: Sequencia Didática: Tipologia Textual.

A professora Teresinha Fátima Vieira desenvolveu com os alunos da 3ª séria um projeto de sobre SEQUÊNCIA DIDÁTICA: TIPOLOGIA TEXTUAL este projeto foi desenvolvido através das fábulas (o leão e o ratinho, a tartaruga e a lebre, a raposa e as uvas, formiga e a cigarra, o rato do campo e o rato da cidade), para explorar os diversos tipos de linguagem (escrita, oral, mímica etc...), ao final os alunos produziram textos com coerência e coesão, adequadas ao gênero estudado.

OBJETIVO

Ø    Ler, interpretar os textos trabalhados ( lendas e fábulas)
Ø    Produzir textos com coerência, segmentação e coesão.
Ø    Conhecer aos elementos dos dois gêneros literários ( fábula)
Ø    Fazer antecipações e inferências em relação aos contextos e a intencionalidade.
Ø    Utilizar o dicionário como fonte de pesquisa das palavras desconhecidas encontradas nas fábulas e lendas.
Ø    Refletir sobre valores éticos para a construção de uma sociedade mais justa.
Ø    Ajudar o aluno a expressar-se realizando leitura com fluência e compreensão;
Ø    Reescrever texto mantendo a seqüência dos fatos;

METODOLOGIA

Ø    Leitura das fábulas e lendas na roda de leitura em sala de aula;
Ø    Leitura das fábulas e lendas na biblioteca;
Ø    Leitura virtual das fábulas e lendas (sala de informática);
Ø    Ilustração das fábulas e lendas na informática (virtual) e biblioteca com (sul fite);
Ø    Filmagem da leitura de fábulas e lendas realizadas pelos alunos em sala de aula;
Ø    Elaboração de um vídeo das leituras dos alunos no Windows Live Movie Maker (realizado pela professora);
Ø    Aula na sala de multimídia: assistir o vídeo de algumas fábulas e lendas;
Ø    Roda de conversa: discussão sobre as características do gênero, apresentação de fábula e lendas;
Ø    Confecção de cartazes com dizeres sobre valores éticos (utilizar dicionário)

Atividades trabalhadas:
Explicar aos alunos o que é uma fábula, descrevendo suas características.

Fábula é uma pequena história que transmite um ensinamento e que, geralmente, tem animais como personagens. As fábulas são histórias muito antigas, criadas para transmitir ensinamentos. Nessas histórias, as personagens são animais, mas falam e agem como seres humanos. As fábulas sempre apresentam a moral da história no fim.

Em seguida, ler para aos alunos, de forma interativa, o texto da fábula o galo e a raposa.

Texto coletivo

Reescrever com os alunos um texto coletivo da fábula: os alunos ditam e a professora reescreve a história na lousa. Durante a reescrita da fábula, a professora deverá aproveitar a oportunidade para trabalhar as seguintes questões relacionadas com as regras gramaticais.

Ø    A função do parágrafo.
Ø    A utilização da letra maiúscula no início das frases.
Ø    A utilização do ponto final e da vírgula.
Ø    Pedir aos alunos que copiem e ilustrem com muito capricho o texto da lousa.
Dramatizar a fábula.

Dramatização da fábula “O galo e a raposa”.



Apresentação da fábula “ O viajante e a árvore”.